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O sono verdadeiramente reparador propicia uma gama imensa de benefícios. 

Benefícios os quais são processados e utilizados pelo corpo unicamente durante uma noite de sono bem dormida.

Vou falar um pouco sobre a hora mais importante do dia, e explicar rapidamente os males das medicações utilizadas para dormir.

 

O Sono Reparador

Passamos o dia todo comandando as ações do nosso corpo.  A gente fala, come, corre, pensa, se emociona, muita coisa acontece.

O sono é o momento chave em que o nosso corpo tem a chance de descansar.

Enquanto dormimos é possível executar todas as funções fundamentais de reparação, como:

  • A organização das informações captadas durante o dia
  • Destoxificação do que for preciso
  • Produção de hormônios
  • reparação de danos celulares 

É o momento que o corpo pode cuidar dele mesmo sem ser orientado por nossa consciência. Não somos nós que estamos no comando, mas sim nosso próprio sistema neuronal.

 

Você dorme bem?

Se ainda tem dúvidas se dorme bem ou não, lembro:

  • As horas de sono devem variar entre 7 e 9 por dia, 8 horas é uma média considerada saudável,
  • O sono deve ser contínuo, sem interrupções, para que a profundidade restauradora do organismo seja alcançada.

Como ter um sono tranquilo

Você sabe o que realmente importa pra garantir um sono reparador tranquilo? Cuide de todos estes detalhes pois eles podem garantir a qualidade do seu sono!

#1 Silêncio

A audição é um sentido que não desliga nunca, independente de querermos ou não. Continuamos ouvindo tudo o que está em nossa volta.

Por isso mesmo acordamos ao som do despertador, ainda bem!

A prova disso é que existem terapias auditivas onde determinados tipos de sons e ritmos estimulam partes do cérebro. Estas terapias tem inclusive recuperado pacientes em coma.

Dormir com o som ligado pode acabar com a possibilidade do seu corpo produzir toda a cadeia hormonal que necessita. Pode estar prejudicando centenas de substâncias que são produzidas especificamente durante o sono.

#2 Escuridão

Nosso corpo sabe quando é dia ou noite dependendo do estímulo da luz. Nossas células são fotossensíveis. Todas as funções corpóreas são reguladas para serem executadas conforme a luminosidade do sol ou a escuridão da noite.

Luz ligada no quarto, a porta aberta para um corredor iluminado, ou a presença de aparelhos eletrônicos que emitam luzes brilhantes, são hábitos ruins. Atrapalham a sensibilidade celular e confundem nosso corpo.

Dormir exposto à luminosidade provoca alterações importantes em nível cerebral. O corpo deixa de executar funções regulatórias e não libera substâncias que deveriam ser liberadas.

A única cor que não causa esta alteração de fotossensibilidade é a vermelha. Portanto, ao levantar para ir ao banheiro durante a noite, a única luz que poderia ser acesa, seria desta cor.

#3 Poluição eletromagnética

Nunca deixe um roteador ligado dentro do seu quarto. Desligue da tomada o máximo possível de aparelhos eletrônicos. Não tenha telefone sem fio ligado próximo a você.

Principalmente NUNCA deixe seu celular carregando ao lado de sua cama, nem mesmo ligado embaixo do travesseiro!

As ondas eletromagnéticas emitidas pelos aparelhos ligados na tomada interferem nas ondas cerebrais e cardíacas.

#4 Roupa de cama

Existem diferentes tecidos para recobrir colchões e travesseiros. Para quem têm condições de adquirir, prefira os feitos a partir de fibra de bambu.

O bambu é uma das plantas mais energéticas da natureza. Muitos estudos em andamento estão demonstrando que o bambu realmente pode influenciar positivamente no corpo humano.

#5 Posição da cama

A posição da cama pode influenciar na qualidade do seu sono. Procure colocar a cabeceira da cama voltada para o lado Sul, e os pés, para o lado Norte.

Esta é a posição mais energética para o corpo humano na hora de dormir. A posição facilita a circulação sanguínea por forças positivas gravitacionais e pela rotação do globo terrestre.

 

O que acontece se você não dormir bem

É fato, a humanidade está dormindo cada vez menos, e a falta de sono é um problema que atinge muitas pessoas.

Pesquisas mostram que aproximadamente 45% da população mundial sofre com distúrbios do sono. É muita gente que se priva dos benefícios.

O sono é vital e a qualidade das horas de descanso também. A falta do sono pode trazer:

  • Falta de atenção: existe muito mais perigo de ter um acidente de carro se a pessoa está com sono.
  • Menos concentração, memória e capacidade de aprendizagem.
  • Queda no rendimento físico cai, fica bem mais difícil emagrecer pois não existe disposição para praticar exercícios.
  • Queda na qualidade da dieta: pessoas que dormem mal, também comem mal.
  • Aumento do apetite: o cansaço estimula a falta de controle e a compulsão alimentar.
  • Obesidade e diabetes: existe relação entre as poucas horas de sono e a obesidade, a diabetes e principalmente a obesidade infantil.
  • Cansaço
  • Falta de disposição
  • Transtornos físicos e comportamentais
  • Depressão
  • Ansiedade

Procure ajuda!

Cada organismo é diferente e apenas uma investigação a fundo pode determinar o motivo pelo qual cada um dorme bem ou mal.

Existem diversas clínicas especializadas no sono e em tudo o que acontece, antes, durante e depois dele.

Caso tenha uma dificuldade muito grande para dormir, procure ajuda profissional.

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Victor Sorretino

 

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